Esteiras transportadoras

Esteiras transportadoras, tipos e usos. ( 05/09/2019 ).

A escolha da correia transportadora apropriada para o seu negócio é um dos detalhes mais críticos e, no entanto, esquecidos. O tipo de material de que é composto é vital para o sucesso da aplicação. Ter o cinto errado pode afetar significativamente durante todo o processo, tempo de inatividade e segurança.

Transportadores são dispositivos mecânicos feitos de aço moldado , usados ​​para mover itens ou embalagens com o mínimo esforço. Eles compreendem estruturas que suportam rolos, rodas, aço moldado ou material como cascalho ou agregado.

Há muitas razões pelas quais as correias transportadoras são tão onipresentes, mas uma das mais importantes é a sua versatilidade. Diferentes opções de correias transportadoras, configurações e outras especificações são combinadas e personalizadas para acomodar uma variedade de necessidades e especificações.

Você está interessado em saber mais sobre os diferentes tipos de correias transportadoras e seus usos? Dê uma olhada no nosso guia abrangente abaixo para obter mais informações sobre os tipos, aplicativos e muito mais.

Correias de uso geral

Esse amplo grupo de correias geralmente é constituído por uma carcaça interna e uma proteção externa. Os materiais utilizados para essas correias incluem borracha, PVC , uretano, neoprene, nylon, nitrilo, poliéster, couro e outros. As propriedades da correia determinam os usos principais da correia transportadora. Por exemplo, as indústrias de mineração e moagem usam borracha para lidar com materiais a granel, incluindo minério bruto e agregados. Os supermercados geralmente usam correias transportadoras de PVC, e os aeroportos podem usar neoprene, poliéster ou borracha para o manuseio de bagagem.

Esses materiais possivelmente apresentam diferentes revestimentos, espessuras e arranjos para fornecer uma variedade de propriedades de manuseio. Alguns também oferecem classificações de segurança alimentar, enquanto outros têm bom desempenho em temperaturas extremas. Outras características padrão da correia de uso geral incluem níveis de atrito alto ou baixo e estrutura específica de manuseio a granel.

Correia e corrente de plástico

São leves, duráveis ​​e estão disponíveis para uso em diferentes indústrias. O uso mais comum dessas correias é em áreas onde a ferrugem e a resistência ao desgaste estão altamente presentes. As áreas incluem indústrias de produção e processamento de alimentos, farmacêutica, embalagens e manufatura, entre outras.

Os nomes comuns do setor para este tipo de correia incluem TableTop, MatTop, Angled Roller Belting e MicroSpan. Os usos incluem:

  • Produção de alimentos
  • Embalagem
  • Farmacêutica
  • Fabricação

Correias de metal com dobradiças

As correias com dobradiças geralmente apresentam construção metálica, como aço moldado. A correia articulada fornece uma superfície plana e estável; capaz de girar em torno do sistema de polias através de dobradiças de bloqueio. As correias de metal da dobradiça são incrivelmente duráveis ​​e são frequentemente usadas para remoção de aparas e aparas de máquinas de aço moldado.

As empresas usam correias articuladas para pequenos produtos, sucatas e aplicações de reciclagem. Devido à sua rigidez, eles podem resistir a um uso rigoroso.

Correia de fio tecido

São correias transportadoras de alta e baixa temperatura, cuja utilização extensiva é altamente recomendada em áreas onde é necessária uma secagem rápida. Esses cintos apresentam correntes interligadas ou aço moldado, projetado para permitir o fluxo de ar à medida que um item avança. As empresas geralmente usam cintos de tecido para facilitar os processos de secagem, resfriamento e aquecimento nas indústrias de alimentos, eletrônicos e vidro.

Os fabricantes oferecem pré-fabricados designs de correias de tecido ou projetam uma correia de tecidos para atender às necessidades específicas de aplicação de um cliente.

Correia de fio plano

Como o nome sugere, as correias de arame plano têm uma superfície plana, o que é ideal para o manuseio de alimentos, pois às vezes é mais econômico em comparação com as correias de arame tecidas. Estes cintos são feitos exclusivamente de malha de arame .

Com o nível de alta aeração apresentado na correia, o transportador é adequado para uso na indústria de alimentos, especialmente para a secagem de alimentos.

Mais usos desse tipo de cinto incluem:

  • Conservas e preparação de alimentos
  • Assar e congelar alimentos
  • Pintura de peças / secagem
  • Classificação, montagem e embalagem de produtos
  • Transferência de peças

Correias transportadoras de PVC

As correias transportadoras de PVC, também conhecidas como correias transportadoras de tecido sólido, são usadas na indústria de mineração para transportar agregados, materiais e multas das minas a céu aberto ou subterrâneas para a planta da mina ou o sistema de empilhador. O PVC é usado em aplicações subterrâneas e acima do solo e é conhecido por suas propriedades anticorrosivas. Devido à sua natureza flexível, coloca menos pressão no suporte do transportador. É resistente a danos por corrosão, danos por impacto e permanece inalterado por óleo e bactérias.

Os transportadores de PVC são muito fáceis de instalar e existem inúmeras variedades de tecidos de correia de PVC com níveis variados de resistência e propriedades resistentes.

Correia de borracha

As correias transportadoras de borracha são usadas em projetos de mineração e em outras aplicações industriais. Como uma alternativa barata às correias de PVC, as correias de borracha fornecem propriedades anticorrosivas astutas. As correias de borracha oferecem suporte flexível para a entrega de materiais. No entanto, essas correias não são resistentes a rasgos e impactos, como as correias sólidas.

Correias transportadoras para indústria de alimentos

Assim como as correias transportadoras de metal, as correias da indústria de alimentos são fabricadas principalmente a partir de compósitos metálicos. A indústria de alimentos geralmente exige sistemas de transportadores complexos para as várias etapas do processo de produção de alimentos, portanto, cada sistema de correia de arame precisa ser personalizado para a operação em questão.

Slat / Avental

Os transportadores de avental / ripas são sistemas de manuseio de produtos que usam aço moldado, madeira ou outros materiais normalmente montados em correntes de rolos para transportar produtos. Esses transportadores são principalmente necessários em aplicações de manuseio de materiais para mover objetos grandes e pesados, incluindo caixas, tambores ou paletes em ambientes de indústria pesada. As ripas abrem espaço para uso pesado, com menos desgaste. Esses sistemas de transportadores geralmente são automatizados e possuem vários tamanhos e capacidades de carga.

Magnético sem correia

Essas correias transportadoras são sistemas de manuseio de materiais que usam ímãs em movimento sob placas estacionárias. Isso é feito para mover materiais magnéticos (ferrosos) geralmente na forma de sucata de usinagem. As principais especificações incluem a aplicação pretendida de produtos transportados, rendimento e requisitos elétricos. Os sistemas podem ser horizontais, verticais ou combinações.

Quando você tem o cinto correto para o trabalho, fica mais fácil atingir seus objetivos do que quando você tem os errados. Uma vez usada, a correia pode ser limpa, mantida e substituída sempre que necessário.

Ajudaremos você a escolher o sistema de transportador certo para suas necessidades de aplicações industriais, de mineração ou automotivas. Entre em contato conosco,  para que possamos ajudá-lo com todas as suas necessidades de sistemas de correias transportadoras.

Selos
  • Site Seguro

Lucas Pacheco - CPF: 021.146.700-66 © Todos os direitos reservados. 2025